Design Thinking, Agile e Lean Startup: Há diferenças?

Qual é a diferença entre Design Thinking, Agile e Lean Startup?

Rodney Neville
3 min readApr 29, 2019

Frequentemente sou abordado sobre os três temas, neste contexto atual de inovação em processos é importante saber as definições de todos para direcioná-los corretamente.

Design Thinking

O design thinking é um processo iterativo em que nos esforçamos para entender a dor do usuário, desafiar suposições, redefinir problemas, a fim de criar novas estratégias e soluções.

Em oposição ao “Brainstorming”, o Design Thinking promove o “Painstorming”, novo termo utilizado para entender completamente a dor do usuário.

As fases usuais do design thinking são as seguintes:

  • Crie empatia com seus usuários
  • Defina as necessidades de seus usuários, seus problemas e suas ideias
  • Idealize desafiando suposições e criando ideias para soluções inovadoras
  • Protótipos para começar a criar soluções
  • Soluções de teste

De acordo com Tim Brown, CEO da IDEO: “Design thinking é uma abordagem centrada no ser humano que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio”.

Lean Startup

“Lean startup é uma metodologia para o desenvolvimento de negócios e produtos, que visa encurtar os ciclos de desenvolvimento de produtos e descobrir rapidamente se um modelo de negócio proposto é viável; isso é conseguido com a adoção de uma combinação de experimentos orientados por hipóteses de negócios, lançamentos de produtos iterativos e aprendizado validado. ”- Wikipedia

Globalmente, 90% das startups falham (Forbes) e a razão número um é a falha do marketing: “Eles fabricam produtos que ninguém quer” (Fortune) .

A metodologia lean startup nasceu no Vale do Silício nos anos 90, mas o uso da palavra “lean” tem suas raízes no sistema de produção enxuto da Toyota. O sistema de manufatura enxuta, 6 Sigma, da Toyota foi usado para construir coisas eficientemente, mas não diz o que deve ser construído.

Usando palavras de Eric Ries: “O Lean Startup fornece uma abordagem científica para criar e gerenciar startups e obter um produto desejado para as mãos dos clientes mais rapidamente. O método Lean Startup ensina como conduzir uma inicialização — como orientar, quando mudar e quando persistir— e desenvolver um negócio com aceleração máxima. É uma abordagem baseada em princípios para o desenvolvimento de novos produtos.”

Ágile / Ágil

Agile é uma maneira de trabalhar, baseada em um desenvolvimento iterativo, entrega incremental e reavaliação contínua de um produto.

Como usado principalmente no desenvolvimento de software, é baseado em uma ideia clara do conceito do produto e do seu mercado.

Ao contrário da ideia de focar em um conjunto de recursos a serem desenvolvidos, o agile enfoca os recursos de alto valor primeiro.

Ágil é tudo sobre a produção de resultados tangíveis, trabalhando após cada iteração. De acordo com os 12 princípios do Manifesto Ágil, “O software de trabalho é a principal medida do progresso”. Distribua um rascunho, depois faça uma revisão com base nas sugestões do seu editor. Nunca entregue a peça inteira de uma vez!

Design Thinking, Lean Startup e Agile podem ser combinados como mostrado na figura abaixo.

  • Empatia, Definir e Idealizar através do Design Thinking
  • Transforme idéias em modelos de negócios seguindo a Lean Startup
  • Construa e entregue o produto de forma incremental e mais rápida por meio de processos ágeis.
Fonte: Gartner

Por que combinar?

Se 90% das startups falham porque produzem produtos que ninguém deseja, combinar essa metodologia reduz drasticamente esse risco de falha.

Como você provavelmente percebeu, todas as três metodologias levam o usuário final em consideração, através de feedback direto. Esse loop de feedback garante que nenhum produto seja criado sem um propósito para o usuário final. Isso é claramente contra a maneira antiga de planejar o papel e, em seguida, começar a criar um produto real com base em uma lista de recursos pré-determinados.

Mãos a obra!

--

--

Rodney Neville

System architect, Data Architect, UX, VJ, EDM Production, Proccess, Statistical, self-growth and finding balance between it all.